Redes Sociais



Facebook


Instagram

A Simulação



Desde 2012, os alunos das Faculdades de Campinas (FACAMP) se engajam no mundo das simulações de organizações internacionais e gabinetes de crise nacionais e internacionais. Mesmo com um envolvimento relativamente recente em simulações, desde cedo, destacaram-se o forte engajamento e a qualidade de preparação e de rendimento dos alunos da FACAMP.


Em cerca de dois anos, a FACAMP já enviou delegações para dez simulações (até abril de 2014), em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro, e até mesmo para fora do país, como nos Estados Unidos e Canadá. Até o momento, os alunos da FACAMP foram honrados com 3 prêmios de melhor delegação, 10 prêmios de melhor delegado, 8 menções honrosas, 2 melhores stands culturais, 2 melhores participações na Feira das Nações, 3 relatores, além de ter 2 alunos selecionados para representar o Brasil no Encontro do G-20 na Rússia. Esses prêmios representam um resultado positivo do rigor e seriedade do trabalho dos alunos e professores da FACAMP.


Em 2013, a qualidade e os princípios que regem a FACAMP foram conduzidos para a criação do FACAMP Model United Nations (FAMUN). Desde o início, os alunos da FACAMP tinham o desejo de sediar um modelo próprio, e foi assim que nasceu o FAMUN, que trouxe propostas inovadoras, tais como:

  • - Público-alvo de estudantes do ensino superior e do ensino médio;
  • - Simulações realizadas em três idiomas: português, inglês e espanhol;
  • - Guias de estudo orientados pelos professores da FACAMP, especialistas nas áreas;
  • - A existência de comitês com o mesmo tema nas simulações para o ensino médio e para o ensino superior, o que contribui para um maior conhecimento, aprendizado e aproximação dos estudantes do ensino médio com o mundo acadêmico, seus alunos e seu universo.
  • - Em 2014, haverá um comitê do ensino superior voltado especificamente para a área jurídica. A ideia é diversificar o modelo para que mais estudantes possam desfrutar dos benefícios desse trabalho.
O FAMUN 2014 tem por objetivo dar continuidade à seriedade e excelência que a delegação da FACAMP demonstrou desde que começou a fazer parte de simulações. Participar do FAMUN 2014 certamente será uma experiência enriquecedora e inesquecível. Sejam todos bem-vindos!