Redes Sociais



Facebook


Instagram

Políticas Gerais



Inscrições
Para participar do FACAMP Model United Nations (FAMUN) 2014, é preciso seguir os seguintes passos:

 

1. Montar uma (ou mais) delegação(ões) composta(s) por alunos de seu colégio;

2. Escolher um chefe de delegação (aluno responsável por cada uma das delegações) e um professor responsável por todos os alunos de seu colégio;

3. Preencher o formulário de inscrição da delegação on-line;

4. Aguardar a confirmação da inscrição e designação das representações (países/instituições);

5. Preencher o formulário de delegados (formulário B);

6. Preparar-se para o FAMUN 2014 e encontrar- nos na FACAMP, entre os dias 4 e 7 de setembro de 2014, para quatro dias inesquecíveis!

 

 

Delegações, chefes de delegação e professores responsáveis
Uma delegação é formada pelo conjunto de alunos que, durante os dias da simulação, participará dos comitês representando um ou mais países (ou representações).


Uma delegação pode ser composta de 1 (um) a 10 (dez) alunos de uma mesma instituição de ensino. Entretanto, as delegações formadas por apenas um aluno não poderão se candidatar ao prêmio de melhor delegação. Não há limites de número de delegações por instituição de ensino.


Cada delegação deve escolher um aluno para assumir o cargo de chefe de delegação, que será o responsável por fornecer e receber todas as informações relacionadas à participação da delegação do FAMUN. Os chefes de delegação devem estar presentes em todas as reuniões de chefes de delegação durante a conferência.
Ademais, é obrigatória a participação de um professor responsável, indicado pela instituição de ensino, para acompanhar os alunos durante os dias das simulações e para manter o contato direto com a organização do FAMUN.



Alunos aptos a participar do FAMUN – modelo para ensino médio
O FAMUN é composto por dois modelos simultâneos: um destinado para o ensino médio e um para o ensino superior, cada qual com seus respectivos comitês.
Podem participar do modelo para o ensino médio:


- Alunos matriculados regularmente em instituições de ensino médio, que estejam cursando entre o 1º e o 3º ano;

- Alunos que já concluíram o ensino médio, mas que contarão menos de 18 anos na data do evento (4 a 7 de setembro de 2014);



Autorização dos pais ou responsáveis legais
Todos os alunos participantes do modelo do ensino médio deverão obrigatoriamente apresentar, no momento do credenciamento, uma autorização assinada pelos pais ou representantes legais (com reconhecimento de firma em cartório) para a participação na simulação e nas atividades culturais.

O modelo de autorização pode ser obtido aqui.


Caso o delegado não apresente tal autorização, não lhe será permitido participar do evento.



Designação de representações (países/instituições)
- Critérios para a designação de representações
A designação de representações é feita pela comissão organizadora do FAMUN, de acordo com a data da inscrição, e segue um princípio distributivo entre as instituições de ensino candidatas, buscando encaixar as preferências explicitadas no formulário de inscrição da delegação ao número de delegados da delegação.


A comissão organizadora do FAMUN tem o direito de designar representações que não estão listadas no formulário de inscrição da delegação, e todas as decisões do FAMUN em relação à designação de países não podem ser contestadas e nem trocadas pelas delegações. O FAMUN incentiva precisamente a pluralidade de representações, seguindo o princípio de que não há representações boas ou ruins, mas que há desafios diferentes em cada uma delas.


No ambiente das simulações, tanto representantes de países pequenos quanto de grandes potências têm iguais chances de serem premiados, dependendo unicamente da atuação individual. Logo, contestar a designação de representações já é se posicionar, previamente, contra o princípio multilateral e de reconhecimento da importância de todos países do mundo.



- Forma de designação de países
Poderá ser designada a cada delegação a representação de um mesmo país ou representações de um conjunto de países. O número de alunos destinado a cada país está designado na lista de países. Dentro dos comitês, as representações podem ser individuais (comitês cuja representação é feita por um único aluno) ou em duplas (comitês cuja representação é feita por dois alunos). Por isso, ao preencher o formulário de inscrição da delegação, deve-se escolher os países cuja soma corresponda ao número de alunos da delegação.
Por exemplo, na lista de países a seguir:

  • Argentina (4 alunos): 01 no comitê A, 02 no comitê B, e 01 no comitê C.
  • Catar (2 alunos): 01 no comitê A, 01 no comitê C.
  • Chile (2 alunos): 02 no comitê B.

Nesse caso, os comitês A e C apresentam representações individuais; no comitê B, as representações são em duplas.


Em uma delegação de 4 pessoas, por exemplo, é possível que seja designada a representação da Argentina, e 01 aluno estará no comitê A, 02 alunos no comitê B, e 01 aluno no comitê C. Mas também pode ser designada a representação de dois países, Catar (2 alunos) e Chile (2 alunos). Nesse caso, 01 aluno estará no comitê A como Catar, 02 estarão no comitê B como Chile, e 01 estará no comitê C como Catar.



Após a designação dos países pela comissão organizadora do FAMUN, cabe à delegação decidir qual aluno representará qual país e em qual comitê. Essa informação deverá ser fornecida pelo preenchimento do formulário B (formulário dos delegados) até o dia 15 de agosto de 2014.



Código de vestimenta
Buscando representar o ambiente diplomático real, recomenda-se o traje formal, respeitando, naturalmente, as diversidades culturais das delegações participantes. Vestimentas nacionais ou tradicionais são permitidas, contanto que respeitem a formalidade do evento.



Delegados de ambos os sexos devem evitar vestimentas desrespeitosas ou inapropriadas.



O uso do crachá oficial é obrigatório durante toda a conferência, incluindo eventos culturais e sociais.



Política de Suspensão
A organização do FAMUN é responsável por garantir um ambiente diplomático e respeitoso em todos os momentos do evento, desde as discussões formais nas sessões, até as atividades culturais e sociais. O desrespeito a tais regras pode ser passível de suspensão do delegado das atividades do evento, sendo a penalidade decidida pela comissão organizadora do FAMUN e pela direção da FACAMP.


Aos alunos do ensino médio é totalmente proibida a utilização de bebidas alcoólicas, de tabaco ou quaisquer substâncias entorpecentes, tanto nas dependências da FACAMP, quanto nas atividades culturais e sociais, de acordo com a legislação brasileira vigente.


Delegados que, por ventura, incorram em tais faltas serão suspensos do FAMUN, e o restante da delegação também será punida, o que inviabilizará o recebimento do prêmio de melhor delegação, além de impor limites na designação de países em futuras edições do FAMUN.



Acomodação e transporte oficiais
As delegações são responsáveis por organizar sua própria acomodação e transporte. Como há vagas limitadas no hotel oficial, os quartos serão designados por ordem de reserva. Se a delegação não quiser se hospedar no hotel oficial, há uma lista de hotéis e pousadas indicados na seção Links úteis.


Todos os alunos que queiram se hospedar no hotel oficial precisam apresentar, obrigatoriamente, no momento do check in no hotel, uma autorização assinada pelos pais ou representantes legais (com reconhecimento de firma em cartório), tal qual a demandada pela legislação brasileira para a hospedagem de menores de 18 anos sem a presença dos pais ou responsáveis.

O modelo de autorização pode ser obtido aqui.



O FAMUN oferecerá transporte do hotel oficial para o campus da FACAMP em todos os dias de conferência. Esse transporte apenas poderá ser utilizado pelos delegados que se hospedarem no hotel oficial. Delegados que perderem o horário do transporte oficial serão responsáveis por providenciar seu próprio transporte até o campus.



Objetos pessoais e de valor
O FAMUN não é responsável por objetos pessoais e de valor que forem deixados no campus da FACAMP, nos locais de eventos sociais e culturais ou no transporte oficial.



Certificados de participação
Certificados de participação serão entregues para todos os participantes que tiverem presença em pelo menos 75% de todas as seções. Os certificados serão entregues no final da última seção dos comitês.



Exceções

A comissão organizadora do FAMUN é a única com o poder de abrir exceções a essas políticas gerais. Requisições de exceções devem ser enviadas por escrito para o email famunfacamp@gmail.com. A decisão da comissão organizadora sobre os casos de exceção é irrevogável.