Redes Sociais



Facebook


Instagram

Tema



O tema escolhido para a segunda edição do FAMUN, Globalização e Regionalismo, busca mostrar a importância dos arranjos regionais para as relações internacionais do século XXI.


Diferentemente dos arranjos cooperativos de outros tempos, como na Guerra Fria, quando o papel do regional ficava obscurecido pelas políticas das grandes potências, a inserção internacional contemporânea passa, necessariamente, tanto por aspectos cooperativos quanto de projeção regional.


Com organizações e encontros das mais diversas regiões do globo, o FAMUN 2014 traz temas contemporâneos e históricos para o entendimento do papel do regionalismo como elemento-chave para a compreensão da política internacional dos nossos dias.

 

Sem deixar de lado temas de alcance global, mas valorizando o entendimento das dinâmicas regionais para a projeção internacional tanto de pequenos Estados quanto das grandes potências, o aprofundamento da discussão nas questões regionais busca mostrar que é apenas compreendendo as demandas e as características de cada uma das regiões do mundo que uma nova socialização global mais justa e equilibrada pode ser desenhada.