Redes Sociais



Facebook


Instagram

Visão Geral



CPS-UA
Conselho de Paz e Segurança da União Africana


Tópico - A situação em Darfur


De acordo com seus objetivos principais – a promoção da cooperação entre os Estados-membros, assim como uma maior união e a defesa dos direitos humanos, da soberania nacional e da independência dos Estados africanos, a União Africana, por meio de seu Conselho de Paz e Segurança, tem como principal desafio a discussão sobre a situação em Darfur, no Sudão. Com mais de 400 mil mortes e mais de 2,5 milhões de pessoas desalojadas, segundo estimativas do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, os acontecimentos darfurianos ferem gravemente os direitos humanos básicos e fundamentais, além de apresentar uma grande instabilidade por parte do governo sudanês, e alcançar níveis críticos de violência e tensões. Sendo assim, o propósito dos delegados é apresentar uma posição internacional, juntamente com possíveis soluções, a esse conflito, a partir das competências do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

 

CE
Conselho Europeu de Fontainbleau de 25 e 26 de junho de 1984


Tópico A - Questões institucionais sobre a consolidação do mercado interno
Tópico B - Políticas sociais comunitárias


Criado em 1961, inicialmente como um conselho informal entre os líderes da Comunidade Econômica Europeia (CEE), e formalizado em 1974, o Conselho Europeu (CE) foi um órgão essencial para a discussão dos rumos que a integração europeia tomaria no contexto de crise econômica iniciada na década de 1970. Levando em consideração as dificuldades de integração, bem como as divergências sobre o caminho a ser percorrido, as reuniões do Conselho no início da década de 1980 foram essenciais para a continuidade do processo de integração. Este comitê recriará, portanto, o ambiente da reunião do Conselho Europeu de Fontainebleau de 25 e 26 de junho de 1984, com o objetivo de consolidar a convergência das economias europeias em prol de um mercado comum coeso, bem como o de estabelecer políticas sociais comunitárias voltadas para a defesa e promoção do emprego.

 

CSPMD-UNASUL
Conselho Sul-americano sobre o Problema Mundial das Drogas da UNASUL


Tópico - Integração e cooperação para resolver o problema das drogas na América do Sul


Apesar de sua recente criação, no ano de 2009, o Conselho Sul-americano sobre o Problema Mundial das Drogas da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) vem desenvolvendo um importante papel no cenário regional para enfrentar o problema das drogas e dos seus reflexos sociais negativos. Englobando diversas áreas de discussão como saúde pública, educação, integração econômica e social nas fronteiras, cooperação nas áreas de segurança e defesa, os delegados têm a missão de utilizar suas habilidades de negociação para representar os interesses dos seus Estados. Ao mesmo tempo, devem fazer o possível para internalizar as suas diferenças dentro do Conselho e, dessa forma, poder alcançar resultados concretos de integração e cooperação que tragam soluções para a problemática das drogas e dos seus reflexos no sistema internacional.

 

GabKirchner
Gabinete de Ministros da Presidente Cristina Kirchner


Tópico - A situação econômica argentina (2014)


Desde o ano de 1854, o presidente da nação argentina conta com um Gabinete de Ministros, com composição variada, de acordo com a necessidade do presidente. Cristina Kirchner, a atual presidente, cumpre, no ano de 2014, seu oitavo ano de mandato e tem em seu Gabinete de Ministros pessoas de sua confiança. É tópico da convocação desse Gabinete analisar os impactos sociais e políticos acerca da situação econômica da Argentina, que vem se tornando instável desde 2001, devido ao aumento da inflação, aos problemas gerados pela queda das reservas internacionais, às dificuldades em negociar as dívidas pública e externa e à desvalorização do peso argentino. O Gabinete, diante de seu propósito de organização política do país, deverá propor uma solução a esses problemas econômicos, por meio de um Plano de Ação.

 

OIT
Organização Internacional do Trabalho


Tópico A - Tecnologia e desemprego estrutural
Tópico B - Esforços regionais na promoção de emprego decente para todos


O debate global sobre trabalho e emprego ganha nova intensidade nos dias atuais. Além dos conhecidos problemas de desemprego que resultaram da crise econômica de 2008, o mundo enfrenta duas principais questões nesse assunto, que serão discutidas neste comitê. No tópico A, será discutido o problema do desemprego estrutural em virtude do avanço tecnológico, que tende a substituir a mão de obra trabalhadora. E, no tópico B, serão discutidas as necessidades regionais na promoção do trabalho decente, especialmente nas áreas subdesenvolvidas e em desenvolvimento, nas quais o trabalho forçado e o trabalho infantil, por exemplo, são fatos reais. Sendo assim, os debates na Organização Internacional do Trabalho visam a estimular a cooperação regional e global, propondo soluções a tais problemas destacados.