Redes Sociais



Facebook




Twitter



Instagram

Política Geral



Para participar do I FACAMP Model United Nations, é preciso seguir os seguintes passos:

1- Montar uma delegação;

2- Escolher um chefe de delegação (aluno responsável por cada uma das delegações);

3- Preencher a ficha de inscrição online, a partir de julho de 2013, em data a ser divulgada;

4- Realizar o pagamento da taxa de inscrição dos delegados e da delegação;

5- Aguardar a distribuição das representações (países/instituições);

6- Preparar-se para o I FACAMP Model United Nations e nos encontrar na FACAMP entre os dias 5 e 8 de setembro de 2013 para quatro dias inesquecíveis!

Obs. É desejável que haja um professor responsável (indicado pela Instituição de Ensino, para acompanhar os alunos durante os dias das simulações e para manter o contato direto com a organização do FACAMP Model United Nations). Essa condição, porém, não é imprescindível.


Dúvidas frequentes


O que é uma Delegação?

Delegação é o conjunto de pessoas que irá representar, durante os dias da simulação, um mesmo país ou um conjunto designado de países - no caso de mais de uma representação para cada Instituição de Ensino. As delegações são comumente formadas por alunos do mesmo colégio/universidade. Por exemplo, se a Argentina foi designada para uma determinada Instituição de Ensino, em todos os comitês que houver a presença da Argentina, haverá a presença de um (ou dois, dependendo do comitê) estudantes dessa instituição, defendendo a posição da Argentina no tema em debate. Uma delegação pode ser composta por até dez alunos de uma mesma instituição de ensino. Não há limites de número de delegações por instituição de ensino.

Posso ir sem uma delegação?

Sim, há a possibilidade de delegações unitárias - casos em que há apenas um representante de determinado país/instituição. Tais delegações, contudo, não estão na categoria que disputa o prêmio de melhor delegação.

Como é feita a designação de países? Por que pode haver mais de um país por delegação?

A designação de países é feita pela organização do FACAMP Model United Nations, de acordo com a data da inscrição, seguindo um princípio distributivo entre as instituições candidatas e buscando encaixar as preferências explicitadas na ficha de inscrições ao número de delegados na sua delegação.
Os países são divididos por representação e por delegação. À exceção do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), as demais representações são individuais. Dessa maneira, se uma delegação recebe a representação da França, por exemplo, isso significa que a delegação enviará representantes para todos os comitês nos quais a França está representada.

Por exemplo:

Tenho uma delegação de 4 pessoas. Posso receber ou uma representação de 1 país, em quatro comitês diferentes, de dois países, ou até quatro países no mesmo comitê.  Se minha delegação tem 10 pessoas, haverá mais de uma representação por delegação, ou seja, dois ou mais países em diversos comitês.

Então se minha delegação receber mais de um país em mais de um comitê todos os delegados participam de todos os comitês como todos os países?

Não. Cada delegado só receberá uma representação em um comitê específico. Cabe à delegação, após a designação dos países, decidir a posição de cada delegado. Para determinar isso, é imprescindível que o formulário de inscrição do delegado seja preenchido até o dia 23 de agosto de 2013.

Se eu ficar insatisfeito com a minha designação de países, posso solicitar a troca das representações?

Não, a designação de países não é passível de trocas. O FACAMP Model United Nations incentiva precisamente a pluralidade de representações, partindo do princípio que não há representações boas ou ruins, mas que há desafios diferentes em cada uma delas. No ambiente das simulações, tanto representantes de países pequenos quanto de grandes potências têm iguais chances de serem premiados, dependendo unicamente da sua atuação individual. Logo, contestar a designação de países é já se posicionar, previamente, contra o princípio multilateral e de reconhecimento da importância dos países em desenvolvimento - tema da I edição do I FACAMP Model United Nations.

Em caso de desistência, haverá restituição dos valores pagos?

Não, as inscrições não são restituídas. Ao fazer a inscrição, a delegação se compromete a enviar um número específico de alunos para as representações solicitadas - o que impacta tanto na designação de países para outras instituições quanto na própria organização do modelo. Caso algum estudante esteja impossibilitado de participar, poderá ser substituído por outro estudante naquela vaga específica, desde que a substituição aconteça até o momento do credenciamento, no dia 5 de setembro de 2013. Após essa data, substituições não serão aceitas. A organização do I FACAMP Model United Nations enfatiza que o não-envio de qualquer representação tem impacto negativo marcante nas simulações, por isso o compromisso assumido com a designação dos países é tão importante.

Qualquer pessoa pode participar do I FACAMP Model United Nations?

O I FACAMP Model United Nations é composto por dois modelos simultâneos: um destinado para o Ensino Médio e um para o Ensino Superior, cada qual com seus comitês. De maneira inédita, com o intuito de aproximar os estudantes do Ensino Médio de temas debatidos também pelos estudantes do Ensino Superior, o I FACAMP Model United Nations contará com dois comitês simulados simultaneamente (mas em separado) no modelo do Ensino Médio e do Ensino Superior: a Comissão sobre o Status da Mulher e o G-20.
Para participar do I FACAMP Model United Nations no modelo do Ensino Médio, é preciso estar matriculado regularmente, cursando entre o 1º e o 3º ano, e pagar todas as taxas pertinentes às inscrições, além da preparação individual.

Quando acontecerá o I FACAMP Model United Nations? Existe código de vestimenta?

Data:05 a 8 de setembro de 2013
Traje: buscando representar o ambiente diplomático real, recomenda-se o traje formal, respeitando, naturalmente, as diversidades culturais das delegações participantes.

Política de Suspensão

A organização do I FACAMP Model United Nations preza pelo ambiente diplomático e respeitoso em todos os momentos do evento, desde as discussões formais até as atividades culturais. O desrespeito de tais regras pode ser passível de suspensão do delegado das atividades do evento, sendo decidida pela coordenação do I FACAMP Model United Nations e a Direção da FACAMP.

Aos alunos do Ensino Médio, é totalmente proibida a utilização de bebidas alcoólicas, de tabaco ou quaisquer outras substâncias entorpecentes tanto nas dependências da FACAMP quanto nas atividades culturais, de acordo com a legislação brasileira vigente. Delegados que, por ventura, incorram em tais situações, serão suspensos do FACAMP Model United Nations, e haverá punições também para o restante da delegação, como a impossibilidade de recebimento do prêmio de melhor delegação e limites na designação de países em eventos futuros.

Autorização dos pais ou responsáveis legais

Os participantes menores de 18 anos deverão apresentar, no momento do credenciamento, uma autorização assinada pelos pais ou representantes legais para a participação na simulação e nas atividades culturais.

Esse modelo será provido pela organização do FACAMP Model United Nations aos professores responsáveis. Caso o delegado menor de 18 anos não apresente tal autorização, ainda que tenha arcado com as taxas de inscrição, não lhe será permitido participar do evento. [download]

Prêmios e Honrarias

Com o objetivo de estimular a alta qualidade dos debates, a pesquisa prévia e reconhecer as contribuições dos delegados para as simulações, serão ofertados, em cada comitê, prêmios específicos de reconhecimento. Haverá, ainda, um prêmio geral, de melhor delegação, em cada um dos modelos. Os prêmios não têm por objetivo a criação de um ambiente de competição ou disputa, pelo contrário, estimulam o trabalho em grupo, e o respeito ao ambiente diplomático, às regras do debate e aos demais participantes.