Redes Sociais



Facebook




Twitter



Instagram

CSNU



CSNU Histórico
Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): 1606ª Reunião - Encontro de 4 de dezembro de 1971
Tema: A situação no Subcontinente Índia/Paquistão

Como uma simulação histórica, todas as descrições a seguir buscam retratar o mundo tal qual ele era em 4 de dezembro de 1971.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) tem como função mais importante buscar a manutenção da paz e da segurança internacional. É o único órgão das Nações Unidas possibilitado de adotar decisões mandatórias aos Estados-parte da organização. O CSNU é constituído por 15 membros, no qual cinco deles são membros permanentes (Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, República Francesa, República Popular da China e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Os cinco membros permanentes têm poder de veto, enquanto os outros 10, que são eleitos pela Assembleia Geral da ONU para um mandato de dois anos, não.

O tópico a ser discutido no encontro do Conselho de Segurança em 4 de dezembro de 1971 remete à situação alarmante que tomou conta do subcontinente da Índia/Paquistão, representando ameaça à paz e à segurança internacional. Desde a partilha do subcontinente indiano, que deu origem a Índia e Paquistão, diversos problemas, tanto de caráter político e econômico quanto étnicos, emergiam naquele cenário regional. Os maiores conflitos políticos ocorrem, contudo, entre o Paquistão Ocidental – com maior poder político e econômico – e o Paquistão Oriental – fraco politicamente, porém, sempre buscando maior autonomia frente ao Paquistão Ocidental.

A guerra civil paquistanesa chegou ao fim em março de 1971, devido ao intenso movimento de independência exercido pelo Paquistão Oriental. A entrada da Índia no conflito, esta situada entre o Paquistão Ocidental e Oriental, pode ser explicada pelo fato de que cerca de 10 milhões de benghalis – vindos do Paquistão Oriental – cruzaram a fronteira com a Índia em busca de um lugar seguro, causando problemas de imigração. Além disso, existiam problemas já anteriores entre o Paquistão Ocidental e Índia, tais como a disputa pelo território da Caxemira, visto pela Índia como uma oportunidade para anexá-lo. Por este meio, a Índia estava fazendo o papel de ajudar o Paquistão Oriental contra o Oeste, até que, finalmente, em 03 de dezembro de 1971, o Paquistão Ocidental realizou um ataque aéreo atingindo 11 das bases das forças aéreas indianas, dando reinício à guerra indo-paquistanesa.

Com efeito, a guerra indo-paquistanesa, que começou a partir de um conflito civil entre o Paquistão Oriental e Ocidental, passa a alarmar a comunidade internacional, uma vez que tal conflito pode não se manter contido apenas em seu subcontinente, mas transbordar em uma guerra de proporções globais. Enquanto o Paquistão Ocidental mantém boas relações bilaterais com os EUA e com a China, o mesmo acontece entre a Índia e a URSS. Dessa forma, são reais as possibilidades deste conflito, ainda contido, projetar-se como um cenário hostil de constantes ameaças vividas hoje pela Guerra Fria.

Portanto, na sessão de número 1606 do CSNU, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, espera-se que os delegados do órgão máximo da ONU busquem uma solução pertinente para esta problemática, procurando alcançar um entendimento entre os países de modo a não apenas conter o ambiente hostil que vive o subcontinente Índia/Paquistão, mas também evitar sua escalada em nível global.





Bibliografia:

ONU. Situation in the India/Pakistan Subcontinent. Disponível em: <http://www.un.org/en/sc/repertoire/69-71/Chapter%208/69-71_08-13-Situation%20in%20the%20India-Pakistan%20subcontinent.pdf>
Acesso em: 01 abr. 2013.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia Das Letras, 2009. LADWIG III, WALTER C. A Cold Start For Hot Wars? The Indian Army’s New Limited War Doctrine. International Security, Vol. 32, No. 3 (Winter 2007/08), pp. 158-190.