Redes Sociais



Facebook




Twitter



Instagram

Atividades Sociais



Haverá, em todos os dias, atividades sociais após o final das sessões, com o objetivo de aproximar mais os participantes e de celebrar o andamento dos debates. Tais confraternizações buscam trazer, também, uma aproximação com as realizadas em negociações formais - respeitando, naturalmente, o interesse, a idade e as dinâmicas próprias dos participantes, de acordo com a legislação brasileira vigente.

CAMINHADA CULTURAL PELO CENTRO HISTÓRICO DE CAMPINAS


Domingo, 8 de Setembro de 2013
Prof. Renato Brolezzi


Uma cidade deve somente ser compreendida como um espaço de passagem, consumido em sua utilidade imediata pelas tarefas cotidianas, ou também pode ser um espaço a ser decifrado em suas várias camadas superpostas e simultâneas de história coletiva e memória individual? Essa é a questão que propomos aos participantes de nossa caminhada pelo centro histórico da cidade de Campinas. Abaixo, apresentamos um roteiro dos locais que organizarão a jornada, e ao lado deles também implícito um convite para outra percepção de tempo: não da ansiedade, mas da curiosidade ociosa.

ROTEIRO [download]

- Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Quadrilátero das ruas Barreto Leme, Sacramento, Barão de Jaguara e Benjamin Constant.

- Monumento-túmulo a Carlos Gomes.

- Jóquei Clube Campineiro.

- Solar do Visconde de Indaiatuba.

- Largo do Rosário.

- Palácio da Mogiana.

- Monumento a Campos Sales.

- Estação Ferroviária – Estação Cultura.

- Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

- Local onde se situavam os antigos Teatros São Carlos e o Municipal Carlos Gomes. Palácio dos Azulejos (1878).

- Mercado Municipal.

- Edifício de Oscar Niemeyer: Itatiaia.

- Antigo Beco do Inferno (Largo das Andorinhas).

- Escola Carlos Gomes e Palácio dos Jequitibás.

Renato Brolezzi é antropólogo formado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), professor de História da Arte da FACAMP (Faculdades de Campinas) e coordenador-assistente do Serviço Educativo do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).